01/10/2020 Outubro para o cuidado com a mulher

Centro de Hematologia e Oncologia alerta para os cuidados contra o câncer de mama

A cor do mês de outubro é rosa. Isso porque o mês inteiro é conscientização e luta contra o câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa chama a atenção para a doença que em 2020 deve atingir mais de 66 mil novos casos no Brasil. Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de mais de 17 mil mortes em decorrência da doença. O Centro de Hematologia e Oncologia participa das ações do Outubro Rosa e reforça a importância dos cuidados na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

“O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres em todo o mundo”, destaca o oncologista Jackson Teixeira Martins, do C.H.O, de Joinville. “A prevenção é o melhor remédio e o cuidado deve-se ter todos os dias. Muitos sabem que a prática de atividade física, aliada a uma boa alimentação, ajudam a prevenir o câncer. A informação sobre a doença e o autoexame auxiliam na detecção precoce. Por isso, todas as ações do Outubro Rosa são extremamente importantes e necessárias para o combate à doença”, explica.

Segundo Martins, 90% dos tumores são detectados pela própria paciente. “Ao perceber qualquer alteração na mama a recomendação é procurar o médico. O diagnóstico precoce faz com que o tratamento seja mais eficaz”, completa. Passar pelo tratamento do câncer de mama, que muitas vezes inclui quimioterapia e cirurgia para retirada das mamas, também é um momento sofrido e doloroso não apenas para a paciente, mas para toda a família. “Assim, o cuidado multidisciplinar e de toda a família é essencial e no C.H.O temos profissionais de diversas áreas que auxiliam desde o momento que a paciente recebe o diagnóstico até ser liberada pelo médico ao final do tratamento”, diz.

Com as medidas de distanciamento social e cuidados com a pandemia do Covid-19, neste ano, as atividades realizadas pelo C.H.O serão de forma online. Estão previstas palestras com funcionárias de empresas e indústrias da cidade. “Mesmo com todo o mundo preocupado com as consequências da Covid-19 não podemos esquecer que o câncer de mama é uma doença perigosa, mas que com o diagnóstico precoce e o tratamento correto as chances de sucesso são altas. Por isso não podemos deixar de destacar um mês tão importante”, ressalta o oncologista. 


Outras Notícias

1
×
Olá, tudo bem? Realize um agendamento para sua consulta através do WhatsApp agora mesmo!