01/04/2021 Unidos na luta contra o câncer

Centro de Hematologia e Oncologia destaca o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Sim, a pandemia não acabou. O COVID-19 segue sendo um grande inimigo e obrigou as a criação de novos cuidados na população como o isolamento social e o trabalho remoto. A reflexão sobre o estilo e qualidade de vida das pessoas vem crescendo e ampliando uma pauta que há anos vem sendo discutida pelo Centro de hematologia e Oncologia: os cuidados com a saúde. Tudo isso porque o dia 8 de abril é destaque como Dia Mundial de Combate ao Câncer, que reforça o combate à doença que todos os anos atinge milhares de pessoas.

Para o ano de 2021, em todo o país são estimados mais de 625 mil novos casos de câncer. O câncer de próstata e o de mama encontram-se em segundo lugar no ranking de incidência da doença, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Os dados elevados apresentados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) podem assustar, mas a mudança e o reforço de alguns hábitos podem auxiliar na prevenção da doença. 

Pensando nisso, o CHO realiza a campanha “Junte-se a nós, escolha pela vida” que alerta sobre os perigos da doença. “Precisamos dar mais atenção ao câncer, com foco principalmente na prevenção e tratamento precoce”, destaca Celio Kussumoto, oncologista do Centro de Hematologia e Oncologia de Joinville.  Na última década, a incidência de câncer no mundo cresceu 20%. “Podemos relacionar esses dados ao aumento normal da população e ao estilo moderno de vida”, comenta o oncologista. Obesidade, estresse, fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são fatores que elevam os índices da doença.

“Apesar dos avanços nos diagnósticos e tratamentos dos variados tipos de câncer a prevenção ainda é o melhor caminho. Manter hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos regularmente continuam sendo as melhores formas de evitar o câncer”, indica Kussumoto.

O acompanhamento adequado do paciente também é extremamente importante para o sucesso no tratamento. No CHO, o paciente encontra uma equipe multidisciplinar especializada, com apoio nutricional, psicológico de enfermeiros e farmacêuticos. A estrutura moderna e diferenciada permite sessões quimioterápicas em boxes exclusivos e com todo conforto, comodidade e segurança que um paciente oncológico precisa. “No CHO o paciente e seu médico oncologista decidem juntos o tratamento e ele é acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar que atua também com os familiares de cada paciente”, conta. “Isso garante a segurança técnica e o suporte emocionar necessários para quem enfrenta a doença”, destaca.

O CHO atua em Joinville há 27 anos. A equipe conta com 18 médicos, entre hematologistas, oncologistas, reumatologistas e radiologista intervencionista. Além disso, a equipe multidisciplinar ainda traz enfermeiros, farmacêutica, psicóloga e nutricionista que desenvolvem atividades essenciais junto aos pacientes no tratamento do câncer.

Dados sobre o Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

Fonte: Inca.gov.br (Estimativa|2020 – Incidência de Câncer no Brasil)


Outras Notícias

1
×
Olá, tudo bem? Realize um agendamento para sua consulta através do WhatsApp agora mesmo!