01/05/2021 Conheça os sintomas do Câncer de Bexiga

Ter vontade de urinar mas não conseguir, dor ao urinar e a presença de sangue na urina podem ser sintomas do câncer de bexiga. Estimativas apontam que, no Brasil, até 2022 serão mais de dez mil novos casos anuais da doença, uma das neoplasias mais comuns do trato urinário.  O CHO – Centro de Hematologia e Oncologia destaca a prevenção da doença e reforça que o tratamento individual, escolhido em conjunto entre médico e paciente, levam em consideração as pesquisas realizadas nas últimas década nos principais centros de pesquisa do mundo inteiro.

“Apesar dos sintomas como sangue na urina e dor ao urinar serem também sintomas de outras doenças é muito importante que sejam investigados por um médico”, destaca o oncologista do CHO, dr. Celio Kussumoto. “Assim como outros tipos de câncer, a prevenção está nas consultas regulares aos médicos”, complementa. O tumor tem maior prevalência entre os homens, ocupando a sexta posição entre os cânceres de maior incidência no sexo masculino. A detecção precoce favorece o tratamento e assim a maior chance de cura. Exames laboratoriais, como exames de urina, e de imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia conseguem detectar a doença.

Pesquisas ressaltam que 50 a 70% dos casos de câncer de bexiga estão associados ao tabagismo. Além disso, a exposição a alguns componentes químicos, como agrotóxico, cromo/cromatos, óleos, petróleo e fumantes passivos também têm maiores chances de desenvolver a doença. “Conhecer o seu corpo e ficar atento aos sintomas é o começo para um diagnóstico precoce de toda e qualquer doença”, acrescenta o oncologista.  


Outras Notícias

1
×
Olá, tudo bem? Realize um agendamento para sua consulta através do WhatsApp agora mesmo!