07/02/2016 Alta ingestão de fibras na adolescência pode proteger contra o câncer de mama

Por enfª Mayara Morsch

A dieta consumida no início da idade adulta pode causar impacto no risco de câncer de mama. De acordo com um estudo dos EUA publicado na revista “Pediatrics”, a ingestão maior de fibras alimentares está associada a menor probabilidade de tumores de mama. Isso se aplica a todas as fibras encontradas nas frutas e nos vegetais.

O estudo, realizado pela Universidade de Harvard (em Cambridge, Massachusetts) incluiu 90.534 participantes do Nurses Health Study II. Em 1991, as mulheres (de 27 a 44 anos de idade) deram informações sobre sua dieta e atualizaram as informações a cada quatro anos. Além disso, elas também responderam a um questionário quanto ao comportamento alimentar na escola secundária. O consumo de fibras foi depois ajustado quanto a diversos fatores de influência e vinculado à ocorrência de carcinoma de mama.

Achados mostraram que mulheres que consumiam uma dieta com mais fibras no início da idade adulta tinham um risco de 12 a 19 por cento menor de câncer de mama, dependendo da quantidade de fibras consumida. Uma grande ingestão de fibras durante a adolescência foi associada a uma probabilidade 16 por cento menor de câncer de mama no geral e um risco 24 por cento menor de câncer de mama pré-menopausa.

De modo geral, os pesquisadores descobriram que a redução do risco era dependente de dose: a cada dez gramas adicionais de fibras diariamente (duas fatias de pão integral e uma maçã) consumidas no início da idade adulta reduzia a probabilidade de câncer de mama em 13 por cento. As fibras encontradas nas frutas e vegetais parecem ser especialmente benéficas.

Os autores especulam se as fibras podem ajudar a regular os níveis de estrogênio. O tecido mamário é particularmente influenciado por fatores ambientais durante a infância e a adolescência, e a dieta também parece ter uma função determinante, disse o principal autor Walter Willett.

Referências.

http://www.univadis.com.br/

Acesso em: 05/02/2016

Univadis é portal de informações e Educação Médica oferecido pela MSD gratuitamente para profissionais de saúde. 

Sobre o editor

© APA - Austria Press Agency eG. All rights reserved. The offered content is for personal information and private use only. Any form of copying, publishing or making this content or parts of this content available to others, the transmission of, or entry into, electronic databases is strictly prohibited. APA does not take any responsibility for completeness and accuracy of this information. If you are interested in additional usage, please contact APA - Austria Press Agency.


Outras Notícias