11/04/2016 Gripe H1N1: Sou paciente com câncer, posso tomar a vacina?

O ano de 2016 começou atípico no setor de saúde. Após as epidemias de Dengue, Zika e Chikungunha, o que preocupa a população é a Gripe. Nesta temporada, a gripe chegou mais cedo. Antes registrada em meados do mês de maio, desta vez, março já registrou números expressivos de contaminados e mortes pela doença.

O temor levou milhares de brasileiros a procurarem a vacina em clínicas especializadas. Em Joinville, não é diferente. Mesmo assim, ainda há muitas dúvidas com relação à doença e à vacina. Os pacientes de câncer, assim como crianças entre 6 meses e dois anos, idosos e  doentes crônicos fazem parte do grupo de risco e devem tomar a vacina.  “A vacina é feita do  vírus fragmentado e não existe risco para os pacientes com câncer ,mesmo para aqueles em quimioterapia. Com o tratamento do câncer a pessoa tem o sistema imunológico enfraquecido, devido às complicações da doença, medicamentos e quimioterapia. Por isso devem ir aos postos de saúde ou a clínicas especializadas para serem vacinados”, alerta o oncologista Celio Kussumoto.

O oncologista ressalta que os pacientes devem procurar seus médicos para tirar qualquer dúvida. “Mesmo com a recomendação de que pacientes com câncer tomem a vacina é muito importante conversar com a equipe médica que acompanha o paciente para se certificar de reações e efeitos colaterais”, diz. “Além do paciente, é indicado que familiares também sejam imunizados, como uma forma de garantir a não contaminação”, finaliza.


Outras Notícias