17/04/2016 Dia Internacional da Hemofilia

No dia 17 de abril, o mundo inteiro celebra o Dia Internacional da Hemofilia. Você sabe o que é a hemofilia? Ela é um distúrbio genético hereditário que afeta a coagulação do sangue. Atingindo quase que exclusivamente pessoas do sexo masculino, a hemofilia pode resultar em hemorragias difíceis de serem controladas.

Os sangramentos prolongados podem ser externos, quando ocorrem cortes na pele, ou internos, quando o sangramento está dentro das articulações, dos músculos ou em outras partes internas do corpo.

A doença está dividida em Hemofilia A ou B, dependendo da forma como se manifesta. Na hemofilia do tipo A, estima-se um caso para cada 10 mil homens nascidos vivos. Já, na do tipo B, a estimativa é de um caso para cada 30 mil. De acordo com os dados do Hemosc, a região de Joinville tem 45 pacientes cadastrados.

Normalmente os pacientes são diagnosticados ainda quando crianças, já que a doença é hereditária e a grande maioria tem histórico familiar. Com o conhecimento da doença e os devidos tratamentos, os portadores da doença conseguem ter uma vida longa e saudável. 


Outras Notícias