01/07/2016 Escolhas conscientes evitam consumo excessivo de calorias nas festas juninas

Mariana de Macedo Boz
Nutricionista

Quem não gosta de um arraiá cheio de comidas gostosas? Não precisamos deixar de participar de eventos comemorativos e sociais por causa do cardápio calórico.

Nesses casos temos que aprender a fazer escolhas conscientes, substituindo preparações muito calóricas por opções mais saudáveis. Assim podemos aproveitar as festas sem prejudicar nossa saúde! Confira algumas dicas a seguir:

- Pipoca feita na panela com óleo de coco: rica em fibras auxilia na saciedade, mas cuidado com o excesso de sal!

- Pinhão cozido é uma fonte rica em proteína e vitaminas do complexo B

- Milho cozido: cuidado com os acréscimos prefira manteiga a margarina e pouca quantidade de sal.

- Churrasco de carnes magras: uma opção para saciar.

Mas, se você é daqueles que não passa uma festa junina sem um bom quentão, veja que receita gostosa e fácil de quentão funcional. Siga essa sugestão e aproveite muito sô!

Quentão funcional (sem álcool)

Ingredientes:

- 500 ml de suco de vinho integral

- 2 pedaços médios de gengibre

- 10 cravos da índia

- 1 copo de suco de limão

- 200 ml de água

Modo de preparo:

Ferva em uma panela o suco de uva integral com o gengibre. Após fervura acrescente a água e deixe ferver por mais 10 min. No final acrescente suco de limão, os cravos da índia e a água e deixe ferver até saborizar. 


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