05/07/2016 A importância da ingestão de água no inverno

Mariana de Macedo Boz
Nutricionista

O frio do inverno faz com que as pessoas bebam menos água. A água é muito importante para manter a boa saúde e evitar a gripe. Por isso, é indicado ingerir de 8 a 10 copos de água ao dia. Beba pequenas quantidades de cada vez e frequentemente ao longo do dia, antecipando a sensação de sede.

Adolescentes e adultos do sexo feminino devem ingerir pelo menos um litro e meio de água por dia. Já, para os homens, a indicação é de até dois litros. As crianças e idosos precisam de cuidados especiais, sempre os lembre de beber água.

 

Esteja atento aos sinais de desidratação:

- Sede.

- Urina de cor intensa e com cheiro.

- Cansaço, dor de cabeça, perda de capacidade de concentração, atenção e memória.

 Aumente a ingestão de líquidos nas seguintes situações:

- Atividade física que o faça transpirar.

- Em dias de temperatura elevada, ou em locais de altitude elevada.

- Situações de doença acompanhadas de febre, vómitos ou diarreia.

- Gravidez e aleitamento

A ingestão de água faz parte de uma alimentação saudável e é imprescindível para melhorar a sua saúde!

Se você tem dificuldade em ingerir água, existem algumas dicas para auxiliar na ingestão de água no seu dia- a- dia:

- Mantenha sempre um copo, ou garrafa de água ao seu alcance (bolsa, mesa do trabalho, quarto).

- Água de coco: ótimo para hidratação e reposição de minerais perdidos durante a prática de atividade física.

- Água gelada: é uma boa opção para quem tem dificuldade de ingerir a quantidade indicada por dia.

- Água com um toque de sabor: adicionar rodelas e pedaços de limão, laranja, gengibre e hortelã na sua jarra de água acrescenta um sabor agradável e cítrico na sua bebida.

- Água com gás: Indicado como substituição de bebidas gasificadas como refrigerante. 

Foto: GNT.globo.com

Outras Notícias