27/07/2016 Cuidados específicos previnem Câncer de Cabeça e Pescoço

Centro de Hematologia e Oncologia faz ação para marcar o Dia Mundial de combate ao câncer de cabeça e pescoço. HPV, tabagismo e alcoolismo estão entre as principais causas da doença

Com o tema “O que você tem na cabeça” o Centro de Hematologia e Oncologia (CHO) de Joinville realiza campanha alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho. O “Julho Verde”, data criada em 2014 pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, quer conscientizar a população sobre a doença, seus principais fatores de risco e como preveni-la. A campanha de conscientização vai envolver atividades nas redes sociais do CHO, além de ações no próprio centro.

Hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e manter relações sexuais sem prevenção são fatores que aumentam as chances de desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço. Estima-se que em 2016 serão mais de 11 mil casos em homens e 4 mil em mulheres. “São cânceres que aparecem nas cavidades nasais, nalaringe, faringe, boca e esôfago, por exemplo, e que as causas são totalmente previníveis, pois ocorrem por causa do tabaco, da bebida ou pelo HPV”, afirma o oncologista Célio Kussumoto.

A infecção pelo papilomavírus (HPV) é um importante fator de desenvolvimento do câncer de faringe, principalmente pelo contágio por meio da prática de sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros. Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são 14 milhões de brasileiros com risco de serem infectados pelo HPV.

“Assim como outros casos, a prevenção é o melhor remédio. O diagnóstico precoce também auxilia nas chances de cura destes tipos de câncer, que na maioria das vezes se inicia nas células escamosas que revestem as superfícies úmidas da região”, comenta Kussumoto. “Quando a pessoa percebe nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alteração na voz deve procurar um médico. Esses são os principais sintomas dos tumores de cabeça e pescoço”, complementa.

Os principais tipos de câncer de cabeça e pescoço são: tumores que atacam a nasofaringe (cavidade nasal), a orofaringe (boca), a laringe e a hipofaringe. Também podem ser incluídos os tumores da tireoide e das glândulas salivares, que serão tratados de formas diferentes.


Outras Notícias