08/12/2017 Dezembro Laranja: não brinque com o sol neste verão


Você sabia que no Brasil, a cada três horas, uma pessoa é diagnosticada com câncer de pele? Um dado alarmante confirmado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e que tem chamado a atenção de diversos especialistas. No Centro de Hematologia e Oncologia não é diferente. Neste mês, a campanha lançada para o Dezembro Laranja “Não brinque com o sol neste verão” quer chamar a atenção das pessoas (de todas as idades) para os cuidados que se deve ter e também para os sinais, caso eles venham aparecer.

A cada ano, são 135 mil novos casos de câncer de pele no país. A exposição ao sol apresenta riscos em qualquer estação, mas no verão a tendência é maior, pois mais pessoas estão nas praias, nos parques, nas ruas e por isso a proteção deve ser redobrada.

Segundo o oncologista doutor Luís Cicogna, as pessoas devem evitar exposição solar entre 10h e 16h, usar roupas leves, bonés, chapéus, e manter bebês e crianças protegidos com filtro solar, a partir dos seis meses. “Aliás todas as pessoas devem usar filtro diariamente, com FPS 30, no mínimo, e reaplicar a cada duas horas”, explica o doutor.

Cicogna orienta ainda que as pessoas, em qualquer estação, devem observar a sua pele e ver se há pintas ou manchas suspeitas. “É importante, pelo menos uma vez por ano, consultar com o dermatologista”, completa.

Cuidados simples, que podem evitar uma doença grave. Saiba mais em cho.med.br.


Outras Notícias