29/03/2018 Para falar do Câncer

No dia Mundial de Combate ao Câncer o foco é a prevenção

Em todo o mundo no mês de abril a atenção se volta para o câncer. O dia 8 de abril é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, segunda doença que mais mata pessoas em todo o planeta. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde para reforçar a importância da prevenção da doença e ainda dar suporte e força para as pessoas que lutam diariamente contra o câncer.

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, em 2018 serão 600 mil novos casos de câncer no país. “Precisamos dar mais atenção à doença, com foco principalmente na prevenção e tratamento precoce”, destaca Celio Kussumoto, oncologista do Centro de Hematologia e Oncologia de Joinville. 

Na última década, a incidência de câncer no mundo cresceu 20%. “Podemos relacionar esses dados ao aumento normal da população e ao estilo moderno de vida”, comenta o oncologista. Obesidade, estresse, fumo e o consumo excessivo de bebida alcoólica são fatores que elevam os índices da doença.

“Apesar dos avanços nos diagnósticos e tratamentos dos variados tipos de câncer a prevenção ainda é o melhor caminho. Manter hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos regularmente continuam sendo as melhores formas de evitar o câncer”, indica Kussumoto.

Dados sobre o Câncer

Segundo o INCA, com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres. Além dos citados, completam a lista dos dez tipos de câncer mais incidentes: cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970).

Corrida e caminhada CHO

No dia 8 de abril, o Centro de Hematologia e Oncologia realiza a segunda edição da Corrida e Caminhada CHO. Com o tema “Previna-se correndo”, o evento é um incentivo para que as pessoas pratiquem com mais frequência atividade física. “O foco da Corrida e Caminhada C.H.O. é a prevenção”, ressalta Celio Kussumoto.

Mais de 1200 pessoas estão inscritas para participar da corrida, que tem largada no Centreventos Cau Hansen.

Saiba mais

Em 2017 o evento reuniu cerca de 1300 participantes, reforçando o propósito de conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da prática de atividades físicas na prevenção do câncer e de outras doenças. Um hábito simples, mas fundamental.

Confira a programação da corrida no dia 8 de abril

5h30 até 6h30 - Entrega dos kits para atletas de outras cidades

6h45 - Aquecimento

7h - Largada 16km

7h10 - Largada 10 km

7h20 - Largada 5km e caminhada

9h - Início da cerimônia de premiação


Outras Notícias