01/11/2019 A máquina mais extraordinária é você

Campanha do Novembro Azul do CHO alerta para a prevenção do câncer de próstata

No mês de novembro o C.H.O – Centro de Hematologia e Oncologia faz um alerta ao câncer de próstata, que no Brasil é o segundo mais comum entre homens. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de mais de 68 mil novos casos da doença no ano de 2019.

A próstata é uma glândula encontrada apenas no sexo masculino e essencial para a reprodução humana. O câncer de próstata tem como principais sintomas a dificuldade de urinar durante o dia ou à noite, urina escura ou com sangue e ardência ao urinar. O mais preocupante é que quando os sintomas aparecem, cerca de 95% dos tumores de próstata já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, mesmo coma maior incidência da doença entre homens acima de 65 anos, o ideal é que os primeiros exames sejam realizados a partir dos 50 anos de idade.

“Com o avanço na medicina e os tratamentos mais individualizados, quanto mais cedo for o diagnóstico, maior o sucesso no resultado. Os tratamentos variam desde a retirada cirúrgica da próstata, quimioterapia, radioterapia ou ainda a combinação de tratamentos hormonais com cirúrgicos”, destaca Celio Kussumoto, oncologista do CHO.

Assim como em outras doenças, manter hábitos saudáveis, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos contribuem na prevenção do câncer de próstata. Por isso, procure seu médico e faça exames regularmente. Não precisa ter medo, vergonha ou preconceito. Os exames ajudam a assegurar que não há nada errado com a sua saúde.



Outras Notícias

1
×
Olá, tudo bem? Realize um agendamento para sua consulta através do WhatsApp agora mesmo!