Serviços

Acompanhamento Multidisciplinar

O Centro de Hematologia e Oncologia atende o paciente com indicação de quimioterapia de forma abrangente e personalizada. Por meio de nossa equipe, o paciente é acompanhado em relação a fatores que interferem em sua forma de enfrentamento da doença e tratamento, recuperação e qualidade de vida.

Quando o paciente recebe a indicação de tratamento de quimioterapia, pelo médico oncologista ou hematologista, ele é encaminhado para o serviço de enfermagem onde é agendado o planejamento terapêutico e a primeira quimioterapia.

O planejamento terapêutico conta com consulta de enfermagem, nutrição e psicologia. Esses contatos devem ser, preferencialmente, realizados antes da primeira quimioterapia, pois têm o objetivo de preparar o paciente e seus familiares para o tratamento. A partir disso, permite que os profissionais estabeleçam um cronograma personalizado para o acompanhamento do paciente durante o tratamento.

A consulta de enfermagem serve para orientar o paciente em relação ao tratamento (como por exemplo, o tempo que demora a infusão das medicações, cuidados no momento da infusão da quimioterapia, o intervalo entre as aplicações etc), os possíveis efeitos colaterais e os cuidados a serem tomados. Além da avaliação do acesso venoso a ser utilizado para infusão das medicações e a identificação de hábitos de vida que possam interferir no tratamento de forma positiva ou negativa.

A consulta de nutrição fornece informações sobre cuidados alimentares para reduzir possíveis efeitos colaterais da quimioterapia. O intuito é conservar a massa corporal magra (músculo) e evitar e reverter deficiências de nutrientes essenciais para o restabelecimento do paciente.

A consulta de psicologia trata a respeito das manifestações emocionais do paciente desde seu diagnóstico. Faz o reconhecimento da história passada e atual em relação a possíveis transtornos emocionais, fornecendo informações que possam influir no bem estar do paciente, habilitando-o a contribuir ativamente no seu tratamento.

Para pacientes em tratamento oncológicos por via oral

A orientação farmacêutica consiste em fornecer informações sobre o medicamento e todos os cuidados necessários para adequada farmacoterapia (tratamento com o medicamento), visando desta forma a garantia da máxima efetividade e segurança para o paciente durante o tratamento.

Voltar