No CHO cada paciente é único e é atendido de forma abrangente e personalizada. Uma equipe multidisciplinar se envolve com o paciente que será acompanhado em relação a fatores que interferem em sua forma de enfrentamento da doença e tratamento, recuperação e qualidade de vida.

Após o diagnóstico de câncer, o paciente e seu médico escolhem, juntos, o melhor tratamento. Quando o médico oncologista ou hematologista indicam como tratamento a quimioterapia, ele é encaminhado para o serviço de enfermagem onde são agendados o planejamento terapêutico e a primeira quimioterapia.

O planejamento terapêutico conta com consulta de enfermagem, nutrição e psicologia. Esses contatos devem ser, preferencialmente, realizados antes da primeira quimioterapia, pois têm o objetivo de preparar o paciente e seus familiares para o tratamento. A partir disso, permite que os profissionais estabeleçam um cronograma personalizado para o acompanhamento do paciente durante o tratamento.

Enfermagem

A consulta de enfermagem serve para orientar o paciente em relação ao tratamento (como por exemplo, o tempo que demora a infusão das medicações, cuidados no momento da infusão da quimioterapia, o intervalo entre as aplicações e outros), os possíveis efeitos colaterais e os cuidados a serem tomados. Além disso, a consulta ainda faz avaliação do acesso venoso a ser utilizado para infusão das medicações e a identificação de hábitos de vida que possam interferir no tratamento de forma positiva ou negativa.

Farmacêutica

A consulta com o profissional em farmácia objetiva esclarecer o paciente em relação ao tratamento medicamentoso, diminuindo sua ansiedade relacionada ao tratamento e coletando informações sobre os medicamentos que o paciente já faça uso.
Todo paciente cuja modalidade de tratamento escolhida seja um medicamento oral, passará por uma consulta com a farmacêutica. Essa consulta serve para orientar o paciente em relação a posologia, possíveis efeitos colaterais que ele poderá sentir, cuidados pessoais e com o medicamento durante o tratamento, interações com outros medicamentos, e outros. Além de realizar a identificação de hábitos de vida que possam interferir no tratamento de forma positiva ou negativa.
A equipe de farmacia do CHO também realiza a atividade de farmácia clínica para todos os pacientes que iniciam tratamento no CHO, na qual prestam cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem estar e prevenir possíveis toxicidades.

Nutricionista

A consulta de nutrição fornece informações sobre cuidados alimentares para reduzir possíveis efeitos colaterais da quimioterapia. O intuito é conservar a massa corporal magra (músculo) e evitar e reverter deficiências de nutrientes essenciais para o restabelecimento do paciente.

Apoio Psicológico

A consulta de psicologia trata a respeito das manifestações emocionais do paciente desde seu diagnóstico. Faz o reconhecimento da história passada e atual em relação a possíveis transtornos emocionais, fornecendo informações que possam influir no bem estar do paciente, habilitando-o a contribuir ativamente no seu tratamento. O acompanhamento psicológico é estendido ainda para os familiares do paciente.

Saiba o que acontece no primeiro atendimento

Saiba o que acontece no primeiro atendimento

Pesquisas Clínicas

Baixe e utilize o App do CHO

Baixe e utilize o App do CHO

Conheça o CHO

CHO Centro

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 706
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849

CHO Unimed

R. Orestes Guimarães, 905
Centro, Joinville - SC, 89204-061
Fone: (47) 3441-4007

CHO Pesquisas

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 1003
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849 ramal 218

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?