- O Centro de Pesquisas CHO
O que é pesquisa clínica?
A pesquisa clínica é uma investigação que envolve seres humanos. Segundo definição dada pelo Conselho Nacional de Saúde, as pesquisas envolvendo seres humanos são aquelas pesquisas que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos (Resolução 466 de 2012 CNS).
O que é um centro de pesquisa?
É um local onde as atividades relacionadas à pesquisa clínica são conduzidas. É chefiado pelo pesquisador responsável, que coordena a pesquisa e é corresponsável pela integridade, segurança e bem estar dos participantes da pesquisa.
Participantes das Pesquisas
Indivíduos que, de forma esclarecida e voluntária, ou sob o esclarecimento e autorização de seu(s) responsável(eis) legal(is), aceita ser pesquisado. A participação deve se dar de forma gratuita, ressalvadas as pesquisas clínicas de Fase I ou de bioequivalência. (Resolução 466|12 CONEP|CNS|MS)
O Centro de Pesquisas CHO
Fundado em dezembro de 2005, o Centro de Pesquisa Clínica do CHO, contou com a participação dos médicos do CHO por ser uma associação de caráter científico, multiprofissional, sem fins lucrativos, com o objetivo central de coordenar e executar pesquisas clínicas.
A partir de 2016, o Centro de Pesquisas foi incorporado pelo CHO, e desde essa data vem funcionando dentro da mesma estrutura física. Além do acesso a mais médicos e profissionais da área Oncológica e Hematológica, foi possível aumentar o número de pesquisas direcionadas aos pacientes de tratamento em câncer e doenças hematológicas e o número de voluntários.
O CHO Pesquisas estabelece convênios com outras instituições, empresas públicas ou privadas, localizadas no Brasil ou no Exterior.
Diretoria
- Presidente: Jackson Teixeira Martins
- Vice-Presidente: Gabriela R. Gastal
- Secretário: Marcelo P. de Lacerda
- 2º Secretário: Célio Kussumoto
- Tesoureiro: Glauco Adrieno Westphal
- 2º Tesoureiro: Edson Sydney de Campos