Medicamentos orais em oncologia

Antineoplásicos orais são medicamentos sob a forma de comprimidos, cápsulas ou drágeas, utilizados para combater o câncer.

O tratamento com medicamentos orais não está disponível para todas as indicações, mas para aqueles pacientes que tem essa possibilidade, torna-se mais prático já que poderá usar o medicamento no conforto do seu lar, eliminando a necessidade do acesso venoso para a administração.

A ação do tratamento oral é equivalente ao injetável?

Alguns acham que o médico receitou um medicamento oral porque o tumor está pior, ou melhor, mas os antineoplásicos orais, independente da classe farmacológica, têm a mesma ação terapêutica contra o câncer que os injetáveis, assim como também tem potenciais efeitos colaterais. A diferença é passar a tomar o medicamento em casa.

Cuidados com o tratamento feito em casa

Nesse tipo de tratamento, a responsabilidade é dividida entre a equipe e o paciente que leva o tratamento para casa.

É preciso ter disciplina:

Fique atento: alguns medicamentos precisam ser tomados longe do horário de alimentação e outros com alimentos.
Tome o medicamento na dose prescrita e horários corretos.

 

  • Armazená-lo em sua embalagem original e protegido da luz. Alguns medicamentos necessitam ser armazenados em refrigeração. Por isso é necessário seguir a orientação do fabricante.
  • Podem ocorrer efeitos colaterais e é importante saber identificá-los.
  • Ao manusear a quimioterapia oral é preciso ter alguns cuidados: Quando esses medicamentos são partidos ou quebrados eles podem liberar um pó para o ar contaminando o ambiente e por isso não devem ser partidos em casa. Também é importante lavar as mãos antes e após administrá-los.
  • Relatar para o farmacêutico os medicamentos de uso domiciliar para avaliar as interações medicamentosas com o seu tratamento.
 

Qual o papel da equipe multidisciplinar no uso de medicamentos orais?

O tratamento oncológico necessita de uma equipe para acompanhar, dar apoio e garantir que seja realizado de acordo com a prescrição médica, evitando e minimizando efeitos colaterais.

Antes de iniciar o tratamento com medicamentos orais os Farmacêuticos do CHO realizam orientação em consulta para fornecer informações sobre o medicamento e os cuidados durante o tratamento. Saber detalhes do próprio tratamento contribui para que o resultado seja alcançado.

Podem ocorrer efeitos colaterais com medicamentos orais?

Sim. Os efeitos colaterais serão diferentes de um medicamento para outro e podem variar de paciente para paciente, assim como a gravidade, já que cada organismo pode reagir de forma diferente.

Como descartar?

O descarte dos medicamentos orais também demanda atenção já que muitos deles apresentam riscos de contaminar o ambiente. Deve ocorrer de preferência no mesmo local em que o medicamento foi retirado, quando presencialmente.

Orientações sobre uso dos medicamentos

Clique no botão para acessar informações importantes sobre a administração, conservação e armazenamento para alguns dos principais quimioterápicos orais:

Diferencial do Atendimento Multidisciplinar

Diferencial do Atendimento Multidisciplinar

Conheça o CHO

Saiba o que acontece no primeiro atendimento

Saiba o que acontece no primeiro atendimento

Pesquisas Clínicas

CHO Centro

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 706
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849

CHO Unimed

R. Orestes Guimarães, 905
Centro, Joinville - SC, 89204-061
Fone: (47) 3441-4007

CHO Pesquisas

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 1003
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849 ramal 218

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?