Autoestima durante o tratamento do câncer

No período de tratamento é muito comum alguns pacientes deixarem de lado a vaidade e os cuidados com a aparência física. Isso pode acontecer devido ao estresse que esse momento pode causar e devido à correria do tratamento que, no início, pode gerar muita ansiedade e preocupação.

Conforme o tratamento avança e a rotina vai se organizando e se tornando mais conhecida, o paciente geralmente volta a retomar os cuidados com a parte estética.

Durante o tratamento, podem ocorrer algumas mudanças na pele, nos cabelos e nas unhas devido alterações do metabolismo e da imunidade do paciente. Por isso, é de extrema importância procurar um profissional da área para orientações mais específicas sobre uso de produtos como cremes e maquiagens que não provoquem alergia.

Cuidar da aparência física pode ajudar na autoconfiança e demonstra um ganho de autonomia e um autocuidado. Alguns pacientes relatam que o fato de conseguirem melhorar a aparência, ao usar maquiagens e cuidar do corpo e da pele, os ajuda a resgatar sua independência, além de manter o foco da rotina não apenas em torno do tratamento e de outros procedimentos. É um cuidado necessário para o bem-estar físico e emocional, que melhora a qualidade de vida e a autoestima.

Dependendo do tipo de tratamento, uma das mudanças mais significativas para o paciente é a queda parcial ou total de cabelo, fato bastante estigmatizado na sociedade ainda hoje, em que há uma mudança na imagem corporal, podendo causar inseguranças e incertezas em relação ao social. O paciente passa a se preocupar com a aparência e com a forma que as outras pessoas o percebem fisicamente.

Nesse momento, o paciente pode utilizar várias ferramentas, como fazer uso de lenços, perucas, chapéus ou bonés. Hoje existem várias opções de acessórios que os pacientes podem escolher para ajudar nesse processo, sites com explicações e tutoriais sobre o uso de lenços, turbantes e maquiagens. Lembre-se: o resgate da autoestima é um processo que depende de cada pessoa.

Respeite seu tempo, pois cada paciente tem um período próprio para isso acontecer. O mais importante é você se sentir bem. Recuperar a autoestima e o autocuidado depende de diversos fatores físicos e emocionais.

A beleza não está somente na aparência física, mas na sua personalidade, no seu caráter e na forma como você enfrenta as adversidades da vida.

Dúvidas, dificuldades e inseguranças podem ocorrer durante o tratamento, por isso sempre que necessário, procure um profissional da área para ajudá-lo e auxiliá-lo durante esse processo.

Diferencial do Atendimento Multidisciplinar

Diferencial do Atendimento Multidisciplinar

Conheça o CHO

Saiba o que acontece no primeiro atendimento

Saiba o que acontece no primeiro atendimento

Pesquisas Clínicas

CHO Centro

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 706
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849

CHO Unimed

R. Orestes Guimarães, 905
Centro, Joinville - SC, 89204-061
Fone: (47) 3441-4007

CHO Pesquisas

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 1003
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849 ramal 218

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?