Durante o tratamento oncológico existem muitos aspectos que podem influenciar o estado nutricional do paciente, e o ideal é que se busque manter um peso saudável e uma alimentação nutritiva levando em consideração as características da doença, o estadiamento, o tipo de tratamento e as preferências alimentares. O principal objetivo da nutricionista oncológica dentro da equipe de saúde é dar suporte, ajudar a controlar efeitos colaterais, contribuir para a manutenção de um peso saudável e proporcionar qualidade de vida.

 

EFEITOS DO TRATAMENTO E NUTRIÇÃO

O acompanhamento nutricional é fundamental para manejar os possíveis efeitos colaterais que o tratamento pode causar durante a trajetória do paciente oncológico, além de evitar perda ou ganho de peso excessivo que pode impactar todo o processo. A seguir estão alguns dos efeitos que podem ocorrer durante o tratamento oncológico com algumas abordagens.

Fracionar refeições, comer em menores quantidades alimentos mais nutritivos; - Utilizar suplementos nutricionais de acordo com a necessidade; - Incluir gorduras boas e fontes proteicas em todas as refeições; - Estimular a ingestão através de preparações visualmente agradáveis, com alimentos mais prazerosos; - Utilizar temperos naturais; - Modificar a consistência da dieta se necessário para melhorar a aceitação.
Preferir alimentos mais secos, evitar frituras, alimentos gordurosos e muito doces; - Fracionar refeições, comer em menores quantidades; - Consumir alimentos cítricos e gelados (conforme orientação individual); - Realizar as refeições em locais arejados, evitar ficar próximo do preparo do alimento; - Evitar jejuns muito longos.
Aumentar o consumo hídrico através de água, água de coco, isotônicos, chás); - Evitar alimentos ricos em fibras que possam estimular ainda mais o peristaltismo intestinal; - Evitar alimentos ricos em gordura; - Evitar alimentos que contenham lactose.
Utilizar temperos naturais como ervas frescas, alho, cebola e especiarias; - Evitar talheres de metal, pois podem agravar o gosto metálico na boca; - Mastigar bem, alimentar-se devagar para tentar tornar os sabores dos alimentos mais

TIPOS DE SUPORTE NUTRICIONAL

O acompanhamento nutricional adequado é essencial para todos os pacientes oncológicos, já a terapia de suporte nutricional é indicada para pacientes em tratamento que estejam desnutridos ou em risco nutricional devido efeitos relacionados a medicações, toxicidades e a própria doença. O tipo de terapia utilizada depende das necessidades individuais de cada paciente que serão avaliadas pela equipe de saúde e pode ser através de algumas vias de acesso.

VIA ORAL: Quando o paciente consegue se alimentar normalmente pela boca, porém apresenta dificuldade na ingestão alimentar, assim podem ser utilizadas fórmulas ou módulos específicos conforme a necessidade.

VIA ENTERAL: quando o paciente não consegue se alimentar pela boca, desta maneira a ingestão dos alimentos pode ser feita através de uma sonda que podem ser colocadas de diferentes formas conforme as particularidades do paciente.

VIA PARENTERAL: É a alimentação administrada por via endovenosa, que é a administração de nutrientes feita diretamente na veia. Quando o paciente não consegue obter os nutrientes através da alimentação normal, pois não tem um trato gastrointestinal funcionando corretamente ou que precise de repouso, pode-se utilizar esta via.

HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

Os alimentos, se não higienizados, contém vários microorganismos e podem ser um veículo de contaminação importante. Os pacientes com câncer estão mais sujeitos a infecções devido ao tratamento que acaba debilitando o sistema imunológico e uma intoxicação alimentar pode atrapalhar todo o processo. Sendo assim, a higiene é fundamental e o cuidado deve ser redobrado.

Uma forma de higienização de frutas e verduras eficiente é o hipoclorito de sódio, um produto que ajuda no controle do risco de contaminação e é geralmente encontrado em supermercados, verdureiras ou lojas específicas de produtos químicos. Eles devem ser utilizados conforme as especificações do fabricante e sob a orientação de um profissional de saúde.

Utilize somente cloro específico para alimentos e respeite a quantidade indicada e sua dissolução apropriada.

CONSUMO DE ÁGUA

A água é um componente fundamental para todos nós, mas durante o tratamento oncológico essa necessidade acaba se tornando ainda mais essencial. Podemos perder água através de funções normais do corpo que incluem respiração, suor e urina. Para a maior parte das pessoas é fácil repor esta perda através da alimentação habitual e ingestão hídrica mínima, porém algumas condições especiais podem afetar a habilidade do corpo de se manter hidratado, como é o caso da diarreia, náuseas e também o vômito - recorrentes no tratamento oncológico. As febres altas que ocorrem devido a possíveis infecções oportunistas, além da idade - bebês, crianças e idosos são mais propensos a desidratação - também podem alterar a capacidade de hidratação. Pacientes oncológicos necessitam manter-se bem hidratados para também melhorar possíveis efeitos colaterais como prisão de ventre e boca seca, além da grande carga de resíduos tóxicos do tratamento que precisam ser eliminados adequadamente.

O paciente deve, portanto, estar atento e repor líquidos diariamente, seja através de água, alimentos que contenham água (melancia, alface, melão, laranja), água de coco natural, sucos naturais (cuidar com o excesso) ou sopas. Além de evitar alimentos e bebidas que em excesso podem favorecer a desidratação como bebidas muito açucaradas ou alcoólicas, e alimentos com muito sal, gordura e açúcar. Lembrando sempre da importância de uma água bem filtrada para evitar qualquer tipo de contaminação. Uma dica para melhorar o consumo é andar sempre com uma garrafinha de água e saborizá-la com frutas, gengibre, limão, ou da maneira que preferir.

Seja Voluntário

Seja Voluntário

Pesquisas Clínicas

Conheça o CHO

Conheça o CHO

Conheça o CHO

CHO Centro

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 706
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849

CHO Unimed

R. Orestes Guimarães, 905
Centro, Joinville - SC, 89204-061
Fone: (47) 3441-4007

CHO Pesquisas

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 1003
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849 ramal 218

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?