O que é o câncer?

Doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células. Isso é o câncer. O termo abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças, que podem atingir tecidos e órgãos. Ao crescer de forma rápida, estas células passam a ser agressivas e incontroláveis, formando tumores.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Os que iniciam em pele e mucosa, ou seja, nos tecidos epiteliais, são chamados de carcinomas. Já, os sarcomas são chamados os cânceres que têm origem nos ossos, músculos ou cartilagens.

A velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir outros tecidos e órgãos também diferem o tipo de câncer. Quando isso acontece, eles são chamados de metástase.

Estudos comprovam que o câncer ocorre após uma alteração no DNA da célula, as chamadas mutações genéticas. Após essa mutação, a célula passa a receber informações erradas para sua atividade.

Enquanto essa célula recebe essas instruções alteradas, inicia a carcinogênese ou oncogênese, o processo de formação do câncer. Isso se dá de forma lenta. Às vezes pode levar anos para que uma célula cancerosa se multiplique e dê origem a um tumor.

Vários agentes são responsáveis para que essa mutação ocorra e dê início ao desenvolvimento ou ainda a inibição do tumor. Fatores genéticos e questões como alimentação, hábitos de vida sem consumo de tabaco e derivados e bebida alcoólica e a prática de exercícios são fundamentais para manter o corpo e as células sadias.

A formação da carcinogênese é determinada pela exposição a agentes que auxiliam na formação da doença, em uma dada frequência e período de tempo, e pela interação entre eles. Vale ressaltar que as características individuais precisam ser levadas em conta, facilitando ou dificultando a instalação do dano celular.

Metástase é a capacidade de invandir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, que alguns tipos de câncer tem.

Entenda o que são as Células Normais do Corpo

O corpo humano é composto por trilhões de células vivas. Normalmente, o ciclo de vida dessas células é – crescer, se dividir e morrer de forma ordenada. Durante os primeiros anos de vida de uma pessoa, as células normais se dividem mais rapidamente para que possam promover o desenvolvimento da pessoa. Já na fase adulta, a maioria das células se divide apenas com o objetivo de substituir células desgastadas ou células mortas ou para regenerar danos causados.

Prevenção

Assim como outras doenças, a prevenção ao câncer está relacionada aos hábitos de vida da pessoa. Ao ter hábitos saudáveis, com alimentação adequada, prática de exercícios físicos frequentes, evitar bebidas alcoólicas e o tabaco, previne-se o desenvolvimento do câncer.

A realização de consultas médicas e exames periódicos auxiliam na prevenção e detecção precoce do câncer, fator que aumenta a expectativa de vida do paciente.

Seja Voluntário

Seja Voluntário

Pesquisas Clínicas

Conheça o CHO

Conheça o CHO

Conheça o CHO

CHO Centro

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 706
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849

CHO Unimed

R. Orestes Guimarães, 905
Centro, Joinville - SC, 89204-061
Fone: (47) 3441-4007

CHO Pesquisas

Rua: Alexandre Dohler, 129 - Sala 1003
Centro - Joinville/SC - CEP: 89201-260
Fone: (47) 3433-1849 ramal 218

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?